Clínica de Recuperação em São Roque

Recuperação: obtendo o suporte certo

Um plano de tratamento bem-sucedido para a dependência de drogas reúne diferentes tipos de apoio de uma maneira que funciona para a situação particular de cada pessoa. Quando a recaída acontece, é hora de dar um passo atrás e ajustar o plano, que pode ser construído a partir de muitos tipos diferentes de suporte, incluindo:

Tratamento para o vício
Grupos de apoio à recuperação
Atividades seguras, saudáveis ​​e divertidas
Apoio da família e / ou amigos
Trabalhar para cumprir os objetivos da vida (por exemplo, educação)
Proteção contra abuso ou trauma
Meditação e automonitoramento
Tratamento para doenças mentais ou estresse

O vício pode ser tratado com sucesso?

Sim, o vício é um distúrbio tratável. As pesquisas sobre a ciência da dependência e o tratamento dos transtornos por uso de substâncias levaram ao desenvolvimento de métodos baseados em pesquisas que ajudam as pessoas a parar de usar drogas e retomar uma vida produtiva, também conhecida como em recuperação.

O vício pode ser curado?

Como outras doenças crônicas, como doenças cardíacas ou asma, o tratamento para o vício em drogas geralmente não é uma cura. Mas o vício pode ser controlado com sucesso. O tratamento permite que as pessoas neutralizem os efeitos perturbadores do vício em seu cérebro e comportamento e recuperem o controle de suas vidas.

Quais são os princípios de um tratamento eficaz?

A pesquisa mostra que, ao tratar vícios de opioides (analgésicos prescritos ou drogas como heroína ou fentanil), a medicação deve ser a primeira linha de tratamento, geralmente combinada com alguma forma de terapia comportamental ou aconselhamento. Também estão disponíveis medicamentos para ajudar a tratar o vício em álcool e nicotina.

Além disso, os medicamentos são usados ​​para ajudar as pessoas a se desintoxicar das drogas, embora a desintoxicação não seja o mesmo que tratamento e não seja suficiente para ajudar uma pessoa a se recuperar. A desintoxicação isolada, sem tratamento subsequente, geralmente leva à retomada do uso da droga.

Para pessoas viciadas em drogas como estimulantes ou cannabis, nenhum medicamento está disponível para auxiliar no tratamento, então o tratamento consiste em terapias comportamentais. O tratamento deve ser adaptado para atender aos padrões de uso de drogas de cada paciente e aos problemas médicos, mentais e sociais relacionados às drogas.

Quais medicamentos e dispositivos ajudam a tratar a dependência de drogas?

Diferentes tipos de medicamentos podem ser úteis em diferentes estágios do tratamento para ajudar um paciente a parar de usar drogas, permanecer em tratamento e evitar recaídas.

Tratando a abstinência. Quando os pacientes param de usar drogas pela primeira vez, eles podem sentir vários sintomas físicos e emocionais, incluindo inquietação ou insônia, bem como depressão, ansiedade e outras condições de saúde mental. Certos medicamentos e dispositivos de tratamento reduzem esses sintomas, o que torna mais fácil interromper o uso do medicamento.

Ficar em tratamento. Alguns medicamentos de tratamento e aplicativos móveis são usados ​​para ajudar o cérebro a se adaptar gradualmente à ausência do medicamento. Esses tratamentos agem lentamente para ajudar a prevenir a compulsão por drogas e têm um efeito calmante nos sistemas do corpo. Eles podem ajudar os pacientes a se concentrarem em aconselhamento e outras psicoterapias relacionadas ao tratamento medicamentoso.

Prevenindo recaídas. A ciência nos ensinou que sinais de estresse ligados ao uso de drogas (como pessoas, lugares, coisas e humores) e o contato com drogas são os gatilhos mais comuns para a recaída. Os cientistas têm desenvolvido terapias para interferir com esses gatilhos para ajudar os pacientes a permanecerem em recuperação.