Clínica de Recuperação em Cotia Atendimento Online

O vício é uma doença cerebral porque as drogas mudam o funcionamento do cérebro. Pessoas viciadas não conseguem parar de usar drogas, mesmo quando realmente querem. Suas prioridades mudam e conseguir drogas pode se tornar mais importante do que seus entes queridos, responsabilidades e objetivos de vida. O vício em drogas pode ser tratado, mas a recuperação pode levar tempo – às vezes, muito tempo. Como outras doenças crônicas, como doenças cardíacas, o vício em drogas geralmente requer tratamento ao longo da vida de uma pessoa. Mesmo depois de um período de tempo sem usar drogas, uma pessoa viciada pode ter uma recaída, fazendo com que comece a usar novamente. A recaída requer mais ou um tratamento diferente para que ele pare de usar drogas novamente.

Por que algumas pessoas se viciam e outras não?

O risco de uma pessoa para o vício em drogas é afetado por vários fatores:

Genética – alguns genes tornam as pessoas mais propensas a se tornarem viciadas;
Ambiente familiar e social – influências negativas podem incluir pressão de grupo; abuso físico ou sexual; estresse; relacionamentos ruins com pais ou amigos; e disponibilidade de medicamentos;
Saúde mental – as doenças mentais podem colocar algumas pessoas em maior risco de adicção;
Idade— quanto mais jovem uma pessoa é quando começa o uso de drogas, maior a chance de se tornar um vício.
Uma coisa é certa: o vício em drogas nunca pode se desenvolver em pessoas que nunca usam drogas.

Recuperando-se do vício
Em 2012, 23 milhões de pessoas nos Estados Unidos precisaram de tratamento para o uso de álcool / drogas. 1 Dessas 23 milhões de pessoas, no entanto, apenas 4 milhões realmente receberam tratamento, tornando a recuperação ainda mais desafiadora. A maioria das pessoas que têm sucesso no tratamento se compromete com um processo de recuperação para toda a vida: receber mais tratamento quando necessário; viver um estilo de vida saudável; e contar com a família, amigos e outras pessoas em recuperação para obter apoio.

Por que a recaída acontece?
A recaída acontece porque as drogas mudam a fiação no cérebro de uma pessoa. Uma vez viciada, uma pessoa corre alto risco de usar drogas quando “desencadeada”. Como os pacientes com outras doenças crônicas (como asma e diabetes), os pacientes com dependência devem aprender a controlar cuidadosamente sua condição para evitar recaídas.

O que são “gatilhos”?
Os gatilhos podem ser situações (incluindo estresse), pessoas, cheiros e até músicas que lembram alguém de usar drogas. Isso faz com que o cérebro libere a dopamina química – que sinaliza prazer – e cria desejos intensos de drogas. Os gatilhos são diferentes para cada pessoa e geralmente são subconscientes, o que significa que a pessoa não está ciente do que está acontecendo. O tratamento ajuda as pessoas a aprender como lidar com seus gatilhos sem usar drogas.

Desafios da recuperação A
recuperação da dependência de drogas significa superar os obstáculos:

Encontrar e pagar pelo tratamento certo – pelo tempo que for necessário.
Manter mudanças permanentes no estilo de vida para evitar o uso de drogas. Um forte sistema de apoio de família, amigos e / ou outras pessoas em recuperação pode ajudar.
Evitar gatilhos ficando longe de usuários de drogas ou festas com drogas, ou outras situações que possam levar ao desejo por drogas.
O vício é uma condição de longo prazo e evitar a recaída é um desafio constante, mesmo depois de muitos anos em recuperação. Quanto mais cedo o tratamento for iniciado ou reiniciado após a recidiva, mais rápido alguém ficará saudável.