Clínica de Recuperação em São Paulo

A toxicodependência é uma condição grave que se caracteriza por tomar ou administrar drogas de forma excessiva e repetida, até que você se torne dependente dessas substâncias para funcionar no dia a dia.

As pessoas podem se tornar viciadas em drogas ilegais, como heroína, cocaína / cocaína crack, MDMA / ecstasy ou drogas de clube cada vez mais prevalentes, ou podem desenvolver um vício prejudicial em drogas legais prescritas.

O vício em drogas ilegais pode se desenvolver como resultado da curiosidade ou da pressão dos colegas e o que pode parecer divertido para começar, pode logo se tornar um problema sério e de longo prazo.

As pessoas podem cair no hábito destrutivo do vício em medicamentos controlados depois de tomar o medicamento por um motivo médico legítimo, geralmente como um meio de fornecer alívio da dor de curto prazo após uma operação ou lesão, antes de desenvolver um vício prejudicial ao medicamento ou usá-lo recreacionalmente .

Sem um tratamento abrangente para a dependência de drogas, a dependência de drogas pode causar uma série de problemas físicos e psicológicos devastadores e pode até resultar em morte.

Conheça os tratamentos em nossa clínica de recuperação em São Paulo.

Os vícios se desenvolvem devido a um processo psicológico conhecido como “reforço positivo”. O reforço positivo incentiva a formação de um padrão de comportamento, oferecendo uma recompensa por esse comportamento.

No contexto da dependência de drogas, diferentes tipos de drogas podem fazer com que os indivíduos experimentem resultados “positivos”, como alta energia, confiança, prazer, relaxamento e euforia, o que torna mais provável que eles busquem esses sentimentos novamente consumindo a droga de uma maneira repetida.

Este ciclo de exposição contínua à droga pode resultar no desenvolvimento de um vício em drogas prejudicial, em oposição a um comportamento “pontual”.

Assim como o impacto do reforço positivo, pesquisas indicam que há uma série de fatores que podem aumentar a suscetibilidade de um indivíduo a desenvolver dependência de drogas.

Um dos motivos do vício pode ser o luto pela perda de alguém…

Vivenciar eventos de vida estressantes, como perder um emprego, lutar com dificuldades financeiras, sofrer um luto ou passar por um evento traumático, também têm sido associados ao desenvolvimento da dependência de drogas. De forma semelhante às condições de saúde mental não tratadas, o trauma e o estresse associados a esses tipos de eventos podem fazer com que os indivíduos se automediquem com drogas, o que pode levar ao desenvolvimento de um vício destrutivo e perigoso.

Conheça nossa clínica de recuperação Alvorada.